Ao que tudo indica, "50 Por Cento", a música que Naiara Azevedo e Marília Mendonça gravaram juntas em 2020 seguirá inédita, ao menos até segunda ordem.

Mesmo antes de entrar no ar, o BBB22 já tem a sua grande polêmica. E ela envolve Naiara, que está no elenco do programa, e a família de Marília, morta em novembro do ano passado.

Os problemas entre as duas partes se tornaram públicos depois que Azevedo foi confirmada no reality show, na sexta-feira (15). No dia seguinte, João Gustavo, irmão de Marília, logo disparou uma série de mensagens no Twitter. "Todo mundo já sabia que você entraria no BBB para se promover, e eu sei que você não vai tirar o nome da minha irmã da boca, então eu vou fazer de tudo pra que você não fique dentro dessa casa", escreveu ele.

Mais tarde, a revista Quem apurou que Marília havia se arrependido de ter gravado a música e vetado o seu lançamento. A família, seguindo os desejos da cantora, decidiu manter a proibição. Falando para a Quem, Ruth Mendonça, mãe de Marília e João, disse que o que os incomodou foi a sensação de que Naiara iria usar o BBB para tentar forçar a liberação da parceria.


A equipe de Naiara se pronunciou sobre o assunto enviando uma declaração para a imprensa que dizia o seguinte:

“Naiara Azevedo sempre manteve relacionamento de respeito com Marília, tanto na música quanto no âmbito pessoal. A música em questão estava gravada desde 2020, no projeto ‘Juntas', mas não foi lançada até o presente momento por uma questão de liberação da gravadora.

No final de 2021, a equipe de Naiara foi avisada sobre a liberação autorizada pela gravadora, possivelmente para fevereiro de 2022, mas sem chancela de data.

Aproveitando a gravação de seu projeto ‘Naiara Azevedo Baseado em Fatos Reais', que aconteceu em 19 de dezembro, Naiara optou por regravar a canção como uma forma carinhosa de homenagear a cantora e, inserindo imagens do videoclipe no telão de seu novo DVD.

A equipe de Naiara Azevedo segue aguardando a data final para o lançamento de '50 por cento', tão aguardada pelos fãs há dois anos.”


Depois, outro comunicado, este anunciando a desistência do lançamento da faixa, que, originalmente, fazia parte de um projeto chamado "Juntas", onde Naiara dividiu o microfone com outras cantoras, foi escrito:

"A equipe de Naiara Azevedo tem toda admiração e respeito por Marília Mendonça e sua família, e entende toda a delicadeza da situação. O trâmite da gravação da música “50 por cento” foi feito através das duas artistas. Para o lançamento, se faz necessário uma burocracia por parte da gravadora – o que é comum com qualquer feat gravado. A autorização para participação das artistas veio somente no primeiro semestre de 2021, e a liberação de lançamento para início do ano de 2022.

Com o convite para Naiara participar do reality show com maior visibilidade do Brasil, foi pensada uma estratégia de carreira para a cantora e gravou-se um DVD, que todos sabem o quanto é importante para um artista. Neste projeto, foi incluída a faixa “50 por cento”, uma canção muito especial para Naiara, e se manteve a participação da Marília através das imagens do videoclipe já gravado, como forma de carinho e admiração.

Reiteramos que tudo foi sempre feito dentre os trâmites legais.

Mas, em respeito a família de Marília, e se for da vontade deles não quererem esse lançamento, iremos entender e não lançar a canção. E fica aqui frisado, novamente, toda admiração e respeito que sempre existiu entre as artistas.“


O dado curioso da polêmica é a de que "50 Por Cento" pode ser ouvida no YouTube através de vídeos de fãs feitos durante a gravação de "Baseado em Fatos Reais". Veja:


Fonte: Vagalume