Mark Lanegan, ex-vocalista do Screaming Trees e um dos mais respeitados cantores e compositores dos últimos 30 anos, morreu em sua casa na Irlanda, aos 57 anos. A causa da morte não foi divulgada. O músico já havia passado recentemente por um grave problema de saúde, tendo contraído o novo coronavírus e entrado em coma. Por pouco ele não foi submetido a uma traqueostomia que poderia ser fatal para a sua voz - sua esposa, Shelley, conseguiu dissuadir os médicos de aplicarem o procedimento.

Lanegan contou essa história em "Devil In A Coma", seu segundo livro lançado em poucos meses - o anterior, "Sing Backwards And Weep", foi recentemente traduzido para o português.

Os Screaming Trees foram pioneiros do som que ficou conhecido como "grunge". O primeiro álbum do quarteto saiu em 1986 e em 1991 eles foram contratados por uma grande gravadora. O grupo não alcançou o mesmo sucesso de seus conterrâneos NirvanaPearl Jam e Soundgarden, mas construiu uma discografia sólida e de respeito. O maior sucesso deles foi "Nearly Lost You", presente na trilha sonora de "Singles - Vida de Solteiro" (1992), que teve seu clipe muito veiculado na MTV.



"Dust" o sétimo e último trabalho deles (1996) é, hoje, visto como um dos últimos grandes discos daquela geração.

Mesmo antes do fim da banda, em 1998, Lanegan já gravava solo. Seu primeiro trabalho, "The Winding Sheet", de 1990, trazia uma canção que, anos depois, ganharia o mundo. Foi o cantor que apresentou "Where Did You Sleep Last Night?", do bluesman Leadbelly, a Kurt Cobain. O líder do Nirvana participou da gravação (assim como Krist Novoselic) e, três anos depois, a cantou no "Unplugged" da MTV. Quando o show foi lançado em disco, pouco depois do suicídio do músico em 1994, a canção se tornou uma das mais famosas do trabalho.



Lanegan também era um colaborador nato. Uma de suas parcerias mais vitoriosas se deu com Josh Homme, o líder do Queens Of The Stone Age que, ainda muito jovem, tocou como guitarrista convidado dos Screaming Trees, entre 1996 e 1998.


Alguns anos depois foi a vez de Homme retribuir o favor, convidando Lanegan para cantar em algumas músicas de sua nova banda. Mark está presente em cinco, de um total de sete, álbuns do QOTSA.

Ele também formou parcerias duradouras com Isobel Campbell (foram três álbuns) e Greg Dulli, dos Afghan Whigs, com quem ele formou os Gutter Twins. "Straight Songs of Sorrow", de 2020, foi seu 14° e, infelizmente, último disco a sair.


Fonte: Vagalume