Operação contra grupo criminoso foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Armas, munições, carregadores e drogas foram apreendidos.



Dois homens morreram, quatro foram presos e um adolescente foi apreendido na manhã desta quinta-feira (31), durante a operação "Rota Segura", no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), a ação integrada teve como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida com formação de "bondes", tráfico de drogas e armas, ataques a viaturas, corrupção de menores, roubos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.

Veja abaixo quem foram os suspeitos que morreram:

O homem foi identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como "Tonelada" — Foto: Divulgação/SSP-BA

O homem foi identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como "Tonelada" — Foto: Divulgação/SSP-BA

Um dos homens foi identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como "Tonelada". Ele já tinha sido preso por comércio de entorpecentes e roubo e respondia pelos crimes em liberdade provisória.

O confronto aconteceu na localidade da Chapada do Rio Vermelho. "Tonelada" foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Uma arma com munição e drogas foram apreendidas com ele.

outro homem que morreu em confronto com policiais estava sem documento de identificação. Com ele, foram apreendidas uma pistola, carregador, munições e drogas.

Veja abaixo quem foram os suspeitos presos:

Gabrielzinho foi um dos presos durante a operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gabrielzinho foi um dos presos durante a operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Gabriel dos Santos Costa, conhecido como "Gabrielzinho", é apontado como traficante de drogas e integrante de uma facção envolvida com homicídios, comércio ilegal de armas, lavagem de dinheiro, roubos, ataques contra policiais, entre outros crimes.

Ele estava escondido na localidade da Serra Verde, no Nordeste de Amaralina, e era um dos alvos da Operação Rota Segura. Tinha mandado de prisão em aberto por tráfico de drogas e roubo.

Amostradinho foi um dos suspeitos presos na operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Amostradinho foi um dos suspeitos presos na operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Igor do Nascimento Teixeira, conhecido como "Amostradinho", é apontado como um traficante que exibia armas nas redes sociais e que tentou fugir das forças estaduais e federais da segurança pública, no Complexo do Nordeste de Amaralina, mas foi alcançado.

Com o suspeito, que não era alvo da operação, mas foi preso em flagrante, os policiais encontraram uma pistola, carregador, munições e drogas. Ele já foi preso por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo.

Arraia foi um dos suspeitos presos na operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Arraia foi um dos suspeitos presos na operação — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Alex Oliveira Santos, conhecido como "Arraia", também era alvo da operação, fez familiares reféns após uma perseguição e se rendeu após cinco minutos de negociação com policiais da Rondesp Atlântico. Ele estava com uma pistola. As vítimas foram liberadas sem ferimentos.

"Arraia" estava com um mandado de prisão em aberto e era alvo da Operação Rota Segura.

O quarto suspeito preso não teve a identidade revelada. A SSP-BA informou que ele era foragido da Justiça pelo prática de homicídios e que integrava bondes organizados para atacar rivais de outras facções.

Operação Rota Segura

00:00/00:25

Conheça o Complexo do Nordeste de Amaralina, localizado em Salvador

Desde o início da manhã, equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (polícias Militar e Civil) e da Polícia Federal fazem a operação no Complexo do Nordeste de Amaralina.

O complexo é formado por quatro bairros: Nordeste, Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas. [Conheça no vídeo acima]

"Dez viaturas da Polícia Militar foram alvejadas em outubro, em patrulhamento ordinário no Complexo de Amaralina, e isso apenas demonstra a necessidade de atuação forte das forças do Estado para manter a ordem naquela localidade", afirmou o subsecretário da Segurança Pública, Marcel de Oliveira..

As investigações apontaram que os suspeitos faziam parte de uma facção que já atacaram viaturas policiais e rivais de outro grupo criminoso.

"Temos um trabalho que tinha mais de 90 dias sendo gestado, com coletas de dados, busca de inteligência, convencimento do Poder Judiciário e Ministério Público depois que identificamos os principais atores residentes que geriam a parte logística dos bondes que atuavam em Salvador e na região metropolitana", explicou o subsecretário.

Operação realizada no Complexo do Nordeste de Amaralina — Foto: Divulgação/SSP-BA

Operação realizada no Complexo do Nordeste de Amaralina — Foto: Divulgação/SSP-BA

LEIA TAMBÉM:

Suspensão de ônibus e aulas

Por causa da sensação de insegurança, a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) suspendeu a entrada dos ônibus do transporte público no Vale das Pedrinhas e no Nordeste de Amaralina.

Além da Chapada do Rio Vermelho, as forças de segurança seguem com o cumprimento de mandados judiciais são cumpridos nos bairros da Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.

Pelo mesmo motivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu as aulas de aproximadamente 3 mil estudantes das escolas:

Já o Núcleo Territorial de Educação de Salvador e região metropolitana (NTE 26) informou que as aulas estão mantidas nos colégios estaduais localizados nos bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina. No entanto, poucos alunos foram para as escolas durante a manhã.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também informou que a situação local compromete o acesso de profissionais e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Cruz, e das Unidades de Saúde da Família (UFSs) Menino Joel e Sabino Silva, que não abrirão nesta quinta.







Fonte: g1