
Previsão do tempo indica apenas 10% de possibilidade de chuva no sábado e 5% no domingo.
Depois de uma semana de forte chuvas, que causaram alagamentos, desabamentos e deslizamentos de terra, a previsão do tempo para Salvador no fim de semana é de céu nublado, mas poucas possibilidades de temporais.
As chances de chuvas são de apenas 10% no sábado (30) e 5% no domingo (1º), de acordo com a Defesa Civil. A trégua no temporal começou na quinta-feira (28), após dois dias marcados por tragédias em Salvador e região metropolitana.
Na quarta-feira, dois deslizamentos de terra deixaram cinco pessoas soterradas. Duas delas morreram e as outras três foram resgatadas com vida. [Relembre casos ao final da matéria]
De acordo com Cláudia Valéria, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as fortes chuvas foram resultado da associação de dois sistemas: uma frente fria sobre o oceano e a convergência de umidade vinda da região norte do Brasil, que ocasionou a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul.
Esse sistema é comum nesta época do ano na Bahia, onde as chuvas costumam ser mais frequentes nas regiões oeste, sul e no Vale do São Francisco. Quando o sistema ocorre de forma mais intensa, como neste ano, temporais costumam se espalhar por todo o estado, atingindo também a capital e as cidades da região metropolitana.
O resultado disso foi o novembro mais chuvoso desde 1961. De acordo com a Defesa Civil de Salvador, o acumulado de chuva de novembro chegou a 466 mm, quando o esperado para o mês era de 108 mm. Em apenas 72h, choveu 269 mm na capital.
Mortes em decorrências das chuvas
Gerson Júnior, Paulo Andrade e Amanda Teles morreram durante chuvas em Salvador e RMS — Foto: Redes sociais
Três mortes foram confirmadas em Salvador e na região metropolitana, em decorrência dos temporais. Duas vítimas foram soterradas após deslizamentos de terra, enquanto a terceira caiu em um bueiro e foi arrastada pela água.
Fonte: g1