Colisão aconteceu durante travessia Morro de São Paulo - Valença. Um empresário morreu e outros quatro passageiros estão internados.



Uma das lanchas envolvidas no acidente com um morto em Morro de São Paulo, distrito de Cairu, fazia o transporte autorizado de passageiros entre o destino turístico e a cidade de Valença, a cerca de 19 km. A informação foi divulgada pela Associação dos Servidores em Transporte Trânsito Município (Astram), na manhã desta terça-feira (8).

O acidente aconteceu por volta das 18h30, em um banco de areia conhecido na região como Ilha da Coroa. Ao todo, 15 pessoas se envolveram no acidente, sendo que uma delas morreu e outras quatro estão internadas.


    1. Onde ocorreu o acidente?

    A Praia da Gamboa está localizada na Ilha de Tinharé, ao lado do Morro de São Paulo — Foto: Divulgação

    A Praia da Gamboa está localizada na Ilha de Tinharé, ao lado do Morro de São Paulo — Foto: Divulgação

    O acidente aconteceu em um banco de areia conhecido na região como Ilha da Coroa. Ele fica em frente na da praia da Gamboa, vilarejo que também pertence ao município de Cairu. A praia fica a cerca de 5 km de distância do centro de Morro de São Paulo e é escolhida por pessoas que preferem um local mais reservado e sem tantos turistas.

    Quais foram as circunstâncias do acidente?

    Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, que pertence ao município de Cairu, cidade a 175 km de Salvador. Por ficar em uma ilha, não é possível chegar em Morro de São Paulo por terra.

    Para acessar o destino turístico existem duas possibilidades: pegar um catamarã que sai de Salvador e vai direto para Morro de São Paulo ou ir até a cidade de Valença por terra e, de lá, pegar uma lancha rápida.

    Muitos turistas e moradores usam a segunda opção e as lanchas que prestam esse serviço também costumam parar na Gamboa antes de seguirem para o destino final - no caso, a cidade de Valença ou Morro de São Paulo.

    Na noite de segunda-feira, o cenário era exatamente esse: as duas lanchas envolvidas no acidente faziam a travessia Valença - Morro de São Paulo e navegavam no sentido contrário.

    Quais foram as lanchas envolvidas?

    Uma das lanchas envolvidas no acidente — Foto: Redes sociais

    Uma das lanchas envolvidas no acidente — Foto: Redes sociais

    Duas lanchas se envolveram no acidente e ficaram totalmente destruídas. As informações iniciais apontam que a batida foi frontal-lateral.

    🚤 Lancha Safira

    • Embarcação da Associação dos Servidores em Transporte Trânsito Município (Astram), que estava em operação regular e devidamente autorizada pela Agência Estadual de Regulação e Fiscalização do Transporte Intermunicipal de Passageiros da Bahia (AGERBA);
    • Embarcação e condutor em dia com a Capitania dos Portos;
    • Lancha fazia travessia Morro de São Paulo - Valença;
    • 12 pessoas a bordo (11 passageiros e um marinheiro).

    🚤 Lancha Lipe Lara

    • Pertence a Associação Volta à Ilha;
    • Informações preliminares divulgadas pela Astram apontam que a lancha voltava de um serviço de manutenção realizado na Marinha de Valença;
    • lancha fazia a travessia Valença - Morro de São Paulo;
    • 3 pessoas a bordo (2 passageiros e um marinheiro);
    • testemunhas contam que as luzes da lancha estavam apagadas.

    Quem é a vítima?

    Vítima do acidente — Foto: Redes sociais

    Vítima do acidente — Foto: Redes sociais

    O homem que morreu no acidente foi identificado como Gustavo Veloso. Ele era empresário e trabalhava como gerente do restaurante Sambass Café, localizado na Segunda Praia de Morro de São Paulo.

    Ele era um dos passageiros da lancha Safira, que fazia a travessia de Morro de São Paulo para Valença.

    As outras pessoas que estavam nas duas lanchas foram atendidas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e, segundo a prefeitura de Cairu, quatro delas seguem internadas nesta terça-feira:

    • homem de 59 anos, que foi transferido para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador;
    • mulher de 57 anos, que aguarda regulação;
    • homem de 20 anos que segue internado na região por causa de dores;
    • Um homem de 59 anos, com quadro estável e sem necessidade de regulação.

    O que dizem as investigações?

    A Polícia Civil e a Marinha do Brasil investigam o acidente. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia informou que as testemunhas vão prestar depoimentos e que possíveis imagens de câmeras de segurança serão analisadas, além do trabalho da perícia.

    Também por meio de nota, a Astram informou que a Marinha do Brasil está no local investigando as circunstâncias do acidente.






    Fonte: g1